OUVIDORIA  |  

Viva Cidadão alerta para documentação de crianças em viagens

03/09 18:00

Para aqueles que vão viajar no feriado prolongado da próxima semana o planejamento é fundamental, principalmente para famílias com filhos pequenos e bebês. Além de passagens, hotel, malas, é necessário ter a documentação das crianças sempre em mãos. A cobrança é ainda maior em viagens de avião. Pensando nisso, a servidora federal, Adriane Sauerbronn, decidiu tirar a carteira de identidade do filho Theo logo na primeira viagem que fizeram juntos, quando ele tinha apenas seis meses.

O documento foi emitido na Unidade do Viva Cidadão Jaracati, onde a família recebeu orientações para o primeiro RG do filho. “Nós resolvemos tirar o documento de identidade por ser mais fácil de manusear na hora de apresentar no aeroporto. Fomos orientados a tirar antes o Cadastro de Pessoa Física (CPF). O que foi ótimo porque quando fomos tirar o RG dele, o documento já saiu mais completo, com o CPF incluído.”, explicou Adriane.

Além de facilitar no momento da viagem, a mãe revelou que ter o RG também facilitou bastante nas consultas médicas. “Em ambos os casos, não precisamos manusear a certidão de nascimento, um documento frágil e grande. O RG posso carregar sempre em minha carteira.” , disse.

Optar por emitir o RG dos filhos ainda bebês tem sido cada vez mais comum. É o que afirma a diretora do Viva Cidadão, Mari Silva-Maia. “Os servidores do atendimento relatam que a frequência de bebês no órgão tem aumentado significativamente. Além de facilidade de conservação e praticidade para levar na carteira, ter o RG também é uma forma de garantir a segurança da criança, pois é um documento com foto e impressão digital”, explicou.

Como mãe experiente em viagens com bebê, Adriane Sauerbronn dá ainda algumas dicas valiosas. “Evite viajar sozinha com o bebê, pois sempre precisamos levar bastante bagagem de mão, com muda de roupa, cobertorzinho e brinquedo; leve um brinquedinho novo para entreter a criança na hora que ela ficar entediada, pois eles sempre ficam; escolher voos diretos e levar comida, para não ficar dependendo das comidas do avião e aeroporto.”.

Identidade em território nacional

O Registro Geral (RG) ou carteira de identidade é um documento de identificação civil que acompanha o cidadão e cidadã por toda a vida. Por meio dele cada pessoa recebe um número correspondente ao nome e ao local de nascimento. Nele contém ainda outros dados como foto, data de nascimento, filiação, CPF e impressão digital, para que cada indivíduo possa ser identificado em todo território brasileiro.

No Maranhão, o RG é expedido pela Secretaria de Segurança Pública em parceria com o Instituto de Identificação do Maranhão (IDENT/MA), e pode ser emitido nas unidades fixas e móveis do Viva Cidadão. Ele pode ser solicitado por qualquer pessoa e a primeira via é sempre gratuita.

Para dar entrada na primeira via do RG é necessário apresentar a certidão original de nascimento. Para quem já é casado é necessário apresentar a certidão original de casamento. Em caso de precisar emitir a segunda via, além de apresentar as certidões de nascimento ou casamento, é necessário apresentar o CPF e o número da identidade. Por isso uma dica importante é ter sempre uma cópia do RG ou memorizar o número.

Viagens com crianças e adolescentes

Para viagens dentro do território nacional é necessário apresentar o RG de crianças menores de 12 anos que forem viajar desacompanhadas ou na companhia de pessoas que não sejam seus parentes até o terceiro grau. É indispensável também, autorização da Vara da Infância e da Juventude.

O adolescente , maior de 12 anos, não necessita de autorização para viajar no território nacional, bastando portar documento de identidade original ou certidão de nascimento (original ou cópia autenticada). A autorização é dispensável quando a criança estiver na companhia dos pais, ou qualquer familiar comprovado o parentesco por meio de documentos válidos legalmente.

Em caso de viagem internacional, é necessária a autorização para crianças e adolescentes, 0 a 17 anos, que forem viajar sem os pais, sendo dispensável quando na companhia de ambos. Vale lembrar que o RG e a certidão de nascimento são direitos de todo o brasileiro. A primeira via destes documentos é gratuita.

Endereço: Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar, Bloco A, Edifício Clodomir Milet,

Calhau- São -Luís/MA. CEP: 65074-220

Telefone: (98) 3256-5330

SEDIHPOP

Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular