Governo firma parcerias para jornada de alfabetização

Em 22/03/2016

Para o início da Mobilização Pela Alfabetização ‘Sim, Eu Posso’, o Governo do Maranhão firmou diversas parcerias na última semana, entre as quais destacam-se prefeituras municipais, secretarias municipais de Educação e Agricultura, sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais e de profissionais da educação, igrejas católicas e evangélicas, terreiros de umbanda, entre outros. Em âmbito local, estas instituições ajudarão a garantir a mobilização de educadores e educandos, cessão de espaços para inscrições, coordenação e aulas, carros de som e equipamentos, entre outros.

Os compromissos firmados visam garantir estrutura para a realização das atividades da Mobilização ‘Sim, Eu Posso’, método cubano de alfabetização, que garantiu a países como Cuba, Bolívia, Equador e Venezuela a erradicação do analfabetismo. Nos oito municípios de menor IDH do Maranhão serão beneficiadas mais de 14 mil pessoas com 15 anos ou mais de idade.

Técnicos das Secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e Educação (Seduc), além de brigadistas do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), responsável pela coordenação técnico-pedagógica do ‘Sim, Eu Posso’, estiveram presentes a sete plenárias municipais dos comitês do Mais IDH e oito reuniões institucionais com representantes dos poderes públicos locais e sociedade civil organizada, das quais participaram 577 pessoas – em São Raimundo do Doca Bezerra a plenária será realizada amanhã (22).

Inscrições – As inscrições para a Mobilização Pela Alfabetização ‘Sim, Eu Posso’ já estão abertas. Interessados devem procurar os seguintes locais, nos municípios: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) em Água Doce; STTR e Secretaria Municipal de Educação (Semed) em Aldeias Altas; STTR em Governador Newton Belo; Auditório da Prefeitura Municipal em Itaipava do Grajaú; STTR em Jenipapo dos Vieira; sala ao lado do Conselho Tutelar em Santana do Maranhão; e STTR em São João do Caru. Em São Raimundo do Doca Bezerra o local de inscrição será definido na plenária do comitê municipal do Mais IDH.