OUVIDORIA  |  

Governo entregou 18 escolas revitalizadas e reformadas como resultado das Escutas Territoriais

13/11 12:11

seduc

 

O Governo do Maranhão entregou 18 Centros de Ensino da rede estadual, beneficiados com obras de revitalização, reformas ou ampliação realizadas com recursos do Orçamento Participativo (OP) de 2015. Até o próximo dia 28, essas escolas receberão placas alusivas ao OP, que é uma ação do Governo que garante a participação popular na deliberação sobre uso do recurso público estadual.

As obras foram realizadas a partir das demandas apontadas pela sociedade durante as Escutas Territoriais, nas quais o governo dialogou com os cidadãos, e, após esses encontros, a população votou nas propostas por meio da Plataforma Digital de Participação Popular – PARTICIPA.MA, definindo as prioridades de cada território. Nesta etapa de execução, as ações estão sendo realizadas pelas secretarias de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), do Planejamento e Orçamento (Seplan), e em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), como explica a secretária adjunta de Participação Popular, Creuzamar de Pinho.

“A afixação das placas é uma forma de garantir a informação pública para a população de que as obras de revitalização, reforma e ampliação das escolas é uma ação do Governo definida pela própria população e, desse modo, conscientizar as pessoas de que é importante a participação social na tomada das decisões orçamentárias de modo democrático”, informou Creuzamar de Pinho.

Na área de educação foram eleitas várias prioridades, entre elas, a melhoria da estrutura física de 18 escolas em 12 municípios. Já foram entregues placas no C.E. Maria do Socorro Coelho Cabral e o C.E. Padre Fábio Bertagnolli (Balsas); C.E. Luso Rocha Sede e o C.E. Luso Rocha Anexo (Riachão); C.E. Fortunato Moreira Neto (Porto Franco); C.E. Vicente Yanês Pizon (Ribeirãozinho); e C.E. Vespaziano Ramos e C.E. Escola Amaral Raposo (Imperatriz).

As solenidades de entrega têm movimentado as comunidades escolares, que se sentem prestigiadas e valorizadas com a iniciativa do governo. Alunos, professores, gestores e pais vibram com esse momento histórico na vida deles, que é uma resposta do governo aos anseios da população de cada local.

“Como foi importante esse mecanismo que o governo está utilizando, do Orçamento Participativo. Nos últimos dois anos, tivemos grandes avanços na educação com reforma das escolas, como a nossa, tivemos melhoria no quadro de professores. Avanços, não só na educação, mas, na saúde também”, disse João Vitor, presidente do Grêmio Estudantil do C.E. Vicente Yanês Pizon, na cidade de Ribeirãozinho.

“Em nome do grêmio e de toda comunidade escolar nós queremos agradecer ao governo por essa reforma que veio suprir as necessidades na nossa escola”, destacou Rikelme Nascimento, presidente do Grêmio Estudantil C.E. Fortunato Moreira Neto, em Porto Franco.

As próximas escolas a receberem as placas serão: C.E. Norma Suely Mendes, antiga C.E. Maria Izabel Rodrigues Cafeteira (Açailândia), C.E. Alves Cardoso, C.E. São José e C.E. Luís Augusto Barros (São Mateus), C.E. Urbano Santos (Grajaú), C.E. Gregório Alves Torres (Itaipava do Grajaú), C.E. Dom Marcelino Milão (Barra do Corda), C.E. Desembargador Emézio Araújo (Belágua) e C.E. Henrique Rocha (Tutóia).

Endereço: Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar, Bloco A, Edifício Clodomir Milet,

Calhau- São -Luís/MA. CEP: 65074-220

Telefone: (98) 3256-5344

SEDIHPOP

Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular