Governo do Maranhão promove Semana Estadual de Direitos Humanos com foco no desenvolvimento humano

29/11 19:46

A política estadual de Direitos Humanos do Governo do Maranhão estará em foco na programação da Semana Estadual de Direitos Humanos, promovida pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), e que será realizada no período de 3 a 10 de dezembro, em instituições, escolas, praças e espaços públicos de São Luís.

“O evento tem como foco o tema do desenvolvimento como questão de direito humano, por considerarmos que não é possível pensar o desenvolvimento apartado do combate às desigualdades, das políticas de inclusão social. Nesse sentido, vamos trabalhar temas fundamentais como a questão da pessoa com deficiência, o combate ao trabalho escravo e o enfrentamento a extrema pobreza no estado do Maranhão, com foco nos municípios do Plano Mais IDH, que hoje são ações e políticas públicas do Governo do Estado”, disse o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves da Conceição.

Por meio da campanha digital #IssoÉDireitosHumanos, a Sedihpop também estimulará a participação social e o debate tanto no evento quanto nas redes sociais sobre a importância da pauta dos direitos humanos no estado do Maranhão, com o objetivo principal de desmitificar preconceitos, por meio de conteúdos sobre respeito, igualdade e promoção de direitos. Em tempos de crise e discursos de ódio a ação se faz necessária para promover informações acertadas, debate e empatia nas redes. Para isso, foi criado um grupo no Facebook chamado “10 Dias da Campanha Digital #IssoéDireitosHumanos”, que vai compartilhar conteúdo sobre a ação entre os dias 1 e 10 de dezembro e também no Facebook e instagram Direitos Humanos Maranhão.

Desenvolvimento humano
Um dos destaques da programação é o Seminário Mais IDH, dia 7 de dezembro, que servirá de avaliação das estratégias de ações dos três anos iniciais de execução do plano de governo criado para levar desenvolvimento econômico e social aos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). O seminário teve inscrições prévias e terá a participação de técnicos com atuação relacionada diretamente ao Plano Mais IDH e palestrantes convidados.

“Além da avaliação das estratégias do Plano Mais IDH ao longo de três anos, durante o seminário acontecerá também a Solenidade de Adesão do Maranhão aos Objetivos de desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Esta ação servirá para a consolidação de políticas públicas a longo prazo, com metas definidas para garantir ações que promovam o desenvolvimento sustentável no Estado, equilibrando as dimensões econômica, social e ambiental”, explicou o secretário adjunto de Promoção do IDH da Sedihpop, Bruno Lacerda.

Programação
A abertura da Semana Estadual de Direitos Humanos será neste domingo (3), com uma caminhada em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a partir das 15h, na Área de Proteção Ambiental (APA) da Reserva do Itapiracó, e contará com diversas atividades culturais inclusivas: oficinas artísticas, atividades esportivas, dança, jogos teatrais, capoeira e show com as cantoras Andrea Frazão, Anastácia Lia e a banda do Bloco Afro Akomabu.

“Será um dia de bastante integração e afeto pelo direito humano de convivência mútua na diversidade entre todas as pessoas, além de ser uma data importante mundialmente por refletir o protagonismo das pessoas com deficiência pelo acesso todos os outros direitos”, destacou Beatriz Carvalho e Silva, secretária adjunta dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Sedihpop.

Nos dias 4, 5 e 6 de dezembro acontecerá a exibição de filmes na mostra Cine Direitos Humanos. Na segunda-feira (4), a sessão acontecerá no Centro Educacional Benedito Leite (Centro), no horário das 8h30 e 10h, e no Centro Educacional Antônio Ribeiro da Silva (Vila Embratel), às 13h30 e 15h; na terça-feira (5), a sessão será às 9h, no Centro Educacional Pillar (Vila Luizão); e, na quarta (6), a exibição acontecerá no Centro Educacional Dayse Galvão (Vila Embratel), às 13h30 e 15h.

Na quarta-feira, dia 6, a programação debaterá o tema do trabalho escravo e também a importância política da mulher na luta pelos direitos humanos. Na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a partir das 13h30, acontecerá a oficina de monitoramento e atualização do II Plano Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo, com apresentação de dados e diretrizes estratégicas de atuação; no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, das 14h às 18h, será realizado o painel “As mulheres e a luta pelos direitos humanos”, com a participação da socióloga e professora Eleonora Menicucci, ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres no Governo Dilma Rousseff, ação em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher.

As atividades da Semana Estadual de Direitos Humanos continuam na quinta-feira, dia 7, na UFMA, com o Seminário Mais IDH, das 9h às 18h, e também a continuidade das atividades da oficina de monitoramento e atualização do II Plano Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo. No mesmo dia, o governador Flávio Dino participará da Solenidade de Adesão do Estado do Maranhão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Assinatura da Renovação do Projeto Escravo, Nem Pensar com a ONG Repórter Brasil, na universidade federal.

Já na sexta-feira, dia 8, a programação contará com atividades esportivas e de cidadania nas quadras do bairro da Liberdade, com serviços de emissão de documentação básica pela equipe do Procon/Viva e a realização do torneio “Esporte combina com Direitos Humanos”, no horário das 8h às 13h.

O encerramento das atividades contará com atrações culturais no final de semana. No sábado, dia 9, às 8h, o grupo Feijoada Completa vai animar os visitantes da Feirinha da Ponte, na área do entorno da ponte Bandeira Tribuzzi; e no domingo, dia 10, um grande ato-show na Feirinha da Praça Benedito Leite fechará a programação com  os grupos Bloco Afro Akomabu e Feijoada Completa, a partir das 8h.

PROGRAMAÇÃO
DIA: 3/12 – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Local: APA – Reserva Itapiracó
Horário: 15h às 19h

DIA: 4/12 – Cine Direitos Humanos
Local: Centro Educacional Benedito Leite – Centro
Horário: 8h30 e 10h
Local: Centro Educacional Antônio Ribeiro da Silva – Vila Embratel
Horário: 13h30 e 15h

DIA: 5/12 – Cine Direitos Humanos
Local: Centro Educacional Pillar – Vila Luizão
Horário: 9h

DIA: 6/12 – Cine Direitos Humanos
Local: Centro Educacional Dayse Galvão – Vila Embratel
Horário: 13h30 e 15h

DIA: 6/12 – Oficina de Avaliação do II Plano Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo
Local: Universidade Federal do Maranhão
Horário: 13h30

DIA: 6/12 – Painel “As mulheres e a luta pelos direitos humanos”
Local: Palácio Henrique de La Rocque
Horário: 14h às 18h

DIA: 7/12 – Seminário Mais IDH
Local: Auditório Paulo Freire (UFMA)
Horário: 9h às 16h

DIA: 8/12 – Torneio – “Esporte combina com Direitos Humanos” e realização de serviço de emissão de documentação Básica pelo Procon/ Viva
Local: Quadras do bairro da Liberdade
Horário: 8h às 13h

DIA: 9/12 – Feira Cultural na feirinha da Ponte
Show: Grupo Feijoada Completa
Horário: 8h

DIA: 10/12: Ato Show feirinha da Praça Benedito Leite
Atrações: Bloco Afro Akomabu  e Grupo Feijoada Completa
Horário: 8h

Endereço: Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar, Bloco A, Edifício Clodomir Milet,

Calhau- São -Luís/MA. CEP: 65074-220

Telefone: (98) 3256-5330

SEDIHPOP

Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular