Secretário de Direitos Humanos e Participação Popular participa de entregas em Belágua

05/02 14:46

Representando o Governador Flávio Dino, o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves da Conceição, esteve junto à Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) participando de uma série de entregas no município de Belágua. Foram entregues à população um telecentro, um poço, dois tanques para a criação de peixes e dois canteiros de hortaliças.

Junto com os representantes da Fenae, das Apcefs do Maranhão e Piauí, e de empresas parceiras do Movimento Solidário, programa de responsabilidade social e empresarial, o secretário Francisco Gonçalves e equipe de governo da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) puderam conferir as ações desenvolvidas junto à sede do município e dos povoados de Santa Maria, Preazinho e Pilões.  Durante as visitas as lideranças comunitárias tinham no olhar a gratidão por todo o trabalho já desenvolvido pelo Governo do Estado de acompanhamento das famílias, por meio dos técnicos do Planos Mais IDH, e por todo o esforço da Fenae em realizar ações efetivas no município. “Nós entendemos a dificuldade de trazer as máquinas para o nosso povoado. Em outros tempos quem iria lembrar de uma comunidade tão pequena? Vamos continuar trabalhando, aproveitar o conhecimento e a assistência e vamos melhorar cada vez mais de vida”, disse Domingas Santos e Santos, 47 anos, da comunidade de Santa Maria.

Para o secretário Francisco Gonçalves ações como estas são a prova de que a mudança no Maranhão está acontecendo. “Temos injetado um esforço coletivo para mudar os indicadores sociais do estado. O Movimento Solidário, em Belágua, apoiado pelo governo do Estado, tem ressignificado a vida dessas pessoas. Precisamos ter sensibilidade para enxergar que a entrega de um poço altera a rotina principalmente das mulheres e crianças no que tange à qualidade de vida, pois elas são as mais afetadas com a falta d’agua, por exemplo”.

BELÁGUA FENAE 4

Entregas

A sede de Belágua recebeu um Telecentro com capacidade de atendimento de 200 crianças. No povoado Santa Maria, que recebe obras do programa Minha Casa, Meu Maranhão, pelo Plano Mais IDH, um poço irá mudar a rotina da comunidade. Em Preazinho e Pilões dois tanques com capacidade para mil tilápias cada e dois canteiros de hortaliças serão a fonte de renda e alimento da população.

Jair Ferreira, presidente da Fenae, acredita que a melhora na vida das pessoas não está relacionada apenas ao incentivo e a ações de fora, como as da Fenae e Mais IDH. “A construção de tudo isso tem se dado em um trabalho de união entre várias frentes. Já estive em Belágua outras vezes e é perceptível a transformação que está acontecendo aqui através de um trabalho construído por diversas mãos, uma parceria que começa com a doação dos empregados da Caixa, tem o apoio da PAR Corretora, das Apcefs, dos governos estadual e municipal”, declarou Jair.

BELÁGUA FENAE 2

Parceria

O Movimento Solidário, programa de responsabilidade social e empresarial da Fenae, Integra e Wiz Soluções, existe desde 2005. Em Belágua conta com o apoio das representações políticas e administrativas do Maranhão e o engajamento dos empregados da Caixa de todo o país, a intenção é promover intervenções com projetos de geração de renda e melhoria dos indicadores sociais para mudar a situação do município, a exemplo do que ocorreu em Caraúbas do Piauí (PI), onde o Movimento Solidário chegou em 2005 e cumpriu a meta de dobrar o IDH, após nove anos de atuação.

Endereço: Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar, Bloco A, Edifício Clodomir Milet,

Calhau- São -Luís/MA. CEP: 65074-220

Telefone: (98) 3256-5330

SEDIHPOP

Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular