Plano Mais IDH foi destacado durante debate nas Oficinas de Planejamento

Em 5/11/2018

O Plano Mais IDH foi o tema em debate na quinta-feira (1º), o último dia das Oficinas de Planejamento, promovidas pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan).  O secretário-adjunto de Promoção do IDH, da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Bruno Lacerda, fez uma explanação do Plano e dos principais desafios para os próximos quatro anos.

De acordo com Bruno Lacerda, o próximo passo é repensar o planejamento a partir de 2019, com base em todos os diálogos realizados durante as oficinas. A meta é fortalecer a intersetorialidade e a transversalidade, pois só garantindo essas etapas, em conjunto, o Governo do Estado conseguirá ainda mais avanços no Plano Mais IDH e em outras ações existentes.

“O período de 2019 a 2024 contemplará a ampliação do Plano Mais IDH, levando em consideração as condições fiscais e orçamentárias. Vamos decidir como será feita essa ampliação. Aproveito para destacar essa atividade de integração, que foi extremamente importante, pois quando nos integramos, conseguimos otimizar recursos e, consequentemente, expandir as ações”, enfatizou o secretário-adjunto.

De acordo com a assessora especial do Governo do Estado, Margarete Cutrim, que também participou das oficinas, o evento teve um objetivo funcional, pois o momento é de formulação e aprimoramento de um novo sistema, que vai integrar os sistemas já existentes de planejamento, orçamento, monitoramento, acompanhamento de metas.

Margarete Cutrim destacou a interlocução entre as assessorias de planejamento para conhecer as funcionalidades desse novo sistema, avaliando as próximas etapas do planejamento e o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023. Ela ressaltou, ainda, os pontos principais do evento e aproveitou para elogiar a iniciativa da Seplan em promover esse momento de discussão e integração entre os servidores do Estado.

“O primeiro momento foi de alinhamento de toda essa concepção, especialmente sobre o esforço que o Governo do Estado vem fazendo em integrar, no planejamento e orçamento, as ações e políticas transversais. Então, é um salto qualitativo que estamos dando, no sentido de aprimorar as estratégias de gestão. Nós já vínhamos fazendo isso, a diferença agora é aprimorar do ponto de vista das ferramentas, que possibilitarão visualizar, acompanhar e avaliar, de fato, os impactos, resultados e processos de execução de todos os programas e atividades”, afirmou Margarete Cutrim.

A Seplan, segundo Margarete Cutrim está de parabéns pela realização das Oficinas. “Agora, vamos trabalhar o orçamento 2019 nessa perspectiva de garantir a agenda estratégica do Governo, para que tudo continue caminhando firme e de maneira benéfica para todos os maranhenses”, destacou.

O secretário-adjunto da Seplan, Roberto Matos, em nome da secretária Cynthia Mota Lima agradeceu o engajamento de todos os participantes durante os quatro dias de atividades e pelas valiosas contribuições para o aperfeiçoamento do sistema de planejamento do Estado. “E para que este trabalho alcance os objetivos propostos, é fundamental que seja mantida a ampla participação nas próximas etapas, quando iremos operacionalizar o que foi discutido nos últimos dias”, afirmou.

O evento

Durante os quatro dias de oficinas foram realizados um seminário e três de oficinas técnicas. Os servidores do Estado discutiram temáticas relativas ao planejamento governamental. Foram desenvolvidas atividades com a presença de técnicos e gestores de todos os órgãos e entidades do Estado.

O objetivo foi aperfeiçoar as propostas apresentadas. Durante as oficinas, servidores se dividiram em vários grupos de trabalho, quando debateram padronização das ações e identificaram, em suas ações, as temáticas da intersetorialidade e transversalidade das políticas públicas.

mais idh foto