• Instagram

Parceiros da juventude são homenageados na entrega da medalha Dica Ferreira 2018

Em 13/12/2018

Solenidade-de-entrega-da-medalha-Dica-Ferreira-19-e1544731625473

O Teatro Alcione Nazaré, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, foi palco na tarde desta terça-feira (11) da cerimônia de entrega medalha Dica Ferreira, em uma tarde solene de homenagens a pessoas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento das políticas públicas de juventude durante a gestão 2015-2018. Coordenada pela Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), a solenidade está na sua segunda edição.

Mais de 60 pessoas, entre gestores, lideranças políticas e sociais, subiram ao palco para receber o certificado de Parceiro da Juventude e a medalha em reconhecimento à cooperação no desenvolvimento de ações que beneficiaram milhares de jovens maranhenses. Além disso, também receberam a comenda 10 jovens representando os mais de 100 mil que foram beneficiados durante os quatro anos do Governo Flávio Dino.

Entre os homenageados, estavam secretários e diretores de órgãos do Estado, servidores públicos, professores, estudantes, deputados, representantes de movimentos sociais e partidários. Além destes, também receberam a medalha 13 gestores municipais em reconhecimento às ações que desenvolvem em nível municipal em suas cidades.

Para secretária Tatiana Pereira, a comenda é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho coletivo que tem proporcionado a garantia de direitos e a ampliação de oportunidades para os jovens do Maranhão. “Esse reconhecimento destaca também o quanto é importante ter várias mãos e se envolvendo em prol da melhoria da qualidade de vida da juventude maranhense”, comentou.

Tatiana destacou ainda que a solenidade realizada nesta terça-feira reafirma que a juventude têm sido prioridade na atual gestão estadual e ressalta a importância do esforço coletivo de todos na defesa dos direitos e na ampliação de políticas públicas para a juventude.

“O que apresentamos aqui é o resultado do trabalho coletivo desenvolvido nestes quatro anos do Governo Flávio Dino, que beneficiou milhares de jovens e demarca a prioridade que a juventude tem para a nossa gestão”, ressaltou Tatiana.

“Nos leva a perceber o quanto é importante darmos as mãos e alinharmos nossas ações para ampliarmos as políticas públicas desenvolvidas em nível municipal e estadual para os jovens maranhenses. Hoje é dia de reconhecimento a todos esses parceiros, mas principalmente de reafirmação do nosso compromisso em prol da nossa juventude”, finalizou.

Solenidade-de-entrega-da-medalha-Dica-Ferreira-70-e1544731988550

Homenagens

As homenagens foram feitas levando em consideração a contribuição dos premiados em ações, projetos e programas desenvolvidos pela Seejuv em parceria com demais secretarias e órgãos da gestão estadual e da sociedade civil.

Homenageado pelo empenho e parceria no desenvolvimento do programa Mais Estágio e Caravana Estudantil/Projeto Emaranhando Sonhos, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou a importância das parcerias no desenvolvimento das ações para a juventude.

“Essa é a nossa intenção, que através da parceria em ações como as escolas em tempo integral, o projeto Emaranhando Sonhos, o programa Mais Estágio, garantir oportunidades, fazer com que nossos jovens tenham um futuro melhor pela frente”, comentou.

O programa Mais Estágio oferece a estudantes do ensino médio regular das redes pública e particular do Maranhão a possibilidade de estágio remunerado em empresas públicas, privadas e em órgãos estaduais. Já a Caravana Estudantil/Projeto Emaranhando Sonhos tem o objetivo de desenvolver o protagonismo de estudantes da rede estadual de ensino.

Ao subir ao palco do Teatro Alcione Nazaré, o secretário municipal de Juventude do município de Pedreiras, Phelipe Figueiredo agradeceu a homenagem e frisou o trabalho, apoio e parceria do Governo do Estado no desenvolvimento de ações para a juventude em todos os municípios.

“O Governo do Estado, através da Seejuv, tem realizado um belíssimo trabalho de parceria e apoio aos municípios, destacando a importância e auxiliando que todos os municípios tenham gestões de juventude e contribuindo para a democratização de oportunidades para os nossos jovens”, ressaltou.

Representando os movimentos sociais de juventude, o líder jovem do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Aldenir Gomes realçou o papel dos movimentos no desenvolvimento das políticas públicas para todos e todas jovens maranhenses. “Nós os movimentos, os partidos, temos o papel de se somar ao governo e ajudar a trilhar o caminho da transformação e buscar um Maranhão mais justo, mais igualitário para que todas as juventudes, a negra, a quilombola, a LGBT, todos e todas possam ter vida digna no campo e na cidade”, disse.

A solenidade de entrega da medalha Dica Ferreira também homenageou jovens beneficiados com as políticas públicas desenvolvidas nos quatro anos de gestão. O jovem Fábio Miranda, morador do município de Nova Iorque do Maranhão, foi um dos que recebeu a comenda representando os mais de 100 mil jovens beneficiados.

“Receber essa medalha é um motivo de alegria muito grande, é uma satisfação imensurável porque significa que o programa deu certo, foi exitoso e alcançou os objetivos e que precisa das parcerias para continuar”, destacou o jovem que participou da primeira edição do programa Cidadão do Mundo, realizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria com a Seejuv.

Medalha Dica Ferreira
A medalha Dica Ferreira foi criada através da Portaria Seejuv/GAB N.º 01, de 12 de dezembro de 2017 pela Seejuv e é um reconhecimento aos parceiros, autoridades, servidores, profissionais, amigos e colaboradores pelos relevantes e excepcionais serviços prestados à juventude maranhense. São agraciados com a medalha àqueles que, nas suas ações e mobilizações, distinguiram-se no exercício de suas atividades, tendo se destacado por suas atitudes, dedicação e capacidade profissional às políticas públicas de juventude.

A condecoração homenageia a ativista pelos direitos humanos, Raimunda Ferreira, conhecida como Dica Ferreira, falecida em 28 de outubro de 2009. Liderança comunitária e de movimentos sociais, residente do polo Coroadinho, local de muitas de suas lutas, Dica procurou promover a ação coletiva em busca de melhorias da qualidade de vida da região.
Dica participou das causas das mulheres e da juventude, por meio de movimentos sociais, como a Rede de Educadores Populares do Nordeste, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e Rádio Comunitária Conquista FM.

Medalhistas
Programa Cartão Transporte Universitário
– Marco Aurélio (deputado estadual)
– Lourenço Pinto Silva (Sedihpop)
– Rita de Cassia Luna (Sedihpop)

Programa Cidadão do Mundo
– Fabiana de Oliveira Moura (Secti)
– Fábio Miranda (intercambista)
– Programa CNH Jovem
– Paulo Roberto Araújo Ramos (Segov)

IEMA
– Jhonatan Almada (reitor)

Projeto Juventude com Ciência
– Alex Oliveira (Fapema)
– Geová Oliveira Góes (Fapema)
– Rarielle Rodrigues Lima (professora)
– Francisca Verônica Silva (estudante)
– Laércio Carvalho (professor)

Projeto Jovem Cidadão
– Duarte Júnior (ex-presidente do Procon/VIVA)

Campanha Juventude Prevenida
– Carlos Eduardo de Oliveira Lula (secretário de Estado da Saúde)
– Sônia Marques Ferreira (SES)
– Jadilson Silva Neto (Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Convivendo com HIV/AIDs)

Projeto Juventude, Esporte em Ação
– Regina Martins Cabral (Instituto Formação)
– Luana Rodrigues (participante)
– Rian Luca Costa (participante)

Programa Mais Estágio e Caravana Estudantil/Projeto Emaranhando Sonhos
– Felipe Camarão (secretário de Estado da Educação)

Projeto Juventude em Cena
– Gilvan dos Santos (participante)

Projeto Tour Jovem Cidadão
– Welison Martins (Rosário)
– Neto Evangelista (deputado estadual)

Projeto Torcida da Cidadania
– Leonardo Cordeiro (Sedel)

Movimentos sociais e partidários
– Ana Amélia (CCN)
– Aldenir Gomes (MST)
– Giuliane Mota (Pastoral da Juventude)
– Maycon Lopes (CISAF)
– Jadilson Silva Neto (Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Convivendo com HIV/AIDs)
– Deyse Rodrigues (UBM)
– Sofia Austria (UBES)
– Lucas Morais (UNE)
– Rafael Braga (DCE–UFMA)
– Daynara Sabino (UJS)
– Denise Duarte (CES)
– Charles Garreto (AMESU)
– Francisco carneiro (Juventude PPS)
– Denis Ribeiro (Juventude PDT)
– Carlos Augusto (Juventude PT)

Gestores municipais de Juventude
– Ronildo Ramos (Anapurus)
– Hermison Martins (Alcântara)
– Romário Gomes (Bom Jardim)
– Eduardo Pereira (Bom Jesus das Selvas)
– Adalberto de Sousa Lima (Colinas)
– Flávio Castro (Igarapé do Meio)
– Phelipe Figueiredo (Pedreiras)
– Chardson Santos (Santa Rita)
– Romildo César Pinheiro (São Bento)
– Fernando Santos (São João Batista)
– Altemir Aragão (São Mateus)
– Rafael Pretitude (Timon)
– Kelly Correa (Urbano Santos)
– Vivânia Gonçalves (Matinha)

Fonte: Seejuv

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar, Bloco A, Edifício Clodomir Milet,
Calhau- São -Luís/MA. CEP: 65074-220

Telefone: (98) 3256-5330

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br