• Instagram

Governo do Maranhão lança livro sobre o Mais IDH com narrativas dos usuários do Plano

Em 24/01/2019

Será lançado, na próxima segunda-feira, 28, o livro “O fim do desenxergar e outras 29 histórias de mudança no Maranhão”, que narra 30 histórias de usuários das ações do Plano Mais IDH, sob a ótica do jornalista Xavier Bartaburu e do fotojornalista Fellipe Neiva. O livro conta com o apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Comunicação e Articulação Política. O lançamento ocorrerá às 17 horas, no Auditório do Palácio Henrique de la Rocque.

O Fim do Desenxergar é um livro sobre transformação, esperança e dignidade. Foi produzido durante dois meses, quando o jornalista Xavier Bartaburu e o fotógrafo Fellipe Neiva percorreram os 30 municípios que possuem ações do Mais IDH e ouviram as pessoas sobre os impactos da ação do programa em suas vidas. Foram seis mil quilômetros de viagem por cidades maranhenses esquecidas por décadas. O livro evidencia a mudança que está em curso nessas cidades, que resultam também na transformação de condições de vidas, tornando possível perspectivas de um futuro mais digno.

A obra é conta em textos e imagens, as histórias desses maranhenses repletas de futuro, como é o caso de dona Silvana Sousa que tece sonhos e ganha o pão com a sua nova máquina de costura, em Marajá do Sena; e seu José de Souza, de Aldeias Altas, que aprendeu a ler, ganhou óculos e pôs fim ao seu desenxergar. São muitos os relatos de vidas transformadas e todos carregam algo m comum: a busca por uma existência mais digna.

O Secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular e gestor executivo do Plano, Francisco Gonçalves da Conceição, afirmou que o lançamento do livro será um momento de compartilhar a valorosa experiência construída no decorrer dos últimos quatro anos, quando foram desenvolvidas ações que impactaram positivamente na vida de cidadãos e de comunidades dos 30 municípios mais vulneráveis do pais.

Sobre o Mais IDH:

O Plano Mais IDH é uma estratégia do Governo do Maranhão com o objetivo de reduzir a extrema pobreza e as desigualdades sociais no estado. Na sua primeira fase o programa está presente nos 30 municípios maranhenses de menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) com mais de 40 ações centrais e políticas públicas complementares, subdivididas em seis eixos:

  • Educação;
  • Saúde e Saneamento;
  • Infraestrutura;
  • Trabalho e Renda;
  • Gestão, Cidadania e Participação Popular;
  • Gênero, Raça e Juventude.

SERVIÇO:

O QUE: Lançamento do livro: “O FIM DO DESENXERGAR: e outras 29 histórias de mudança no Maranhão”.

QUANDO: 28 de janeiro de 2018 (segunda-feira), a partir das 17h.

ONDE: Auditório do Palácio Henrique de la Rocque, São Luís – MA.

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br