• Instagram

Parceria bem sucedida entre Governo do Estado e Fenae pode ser ampliada

Em 4/02/2019

Nos últimos três anos, o Movimento Solidário, desenvolvido pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (FENAE), se tornou um forte aliado do governo no enfrentamento à extrema pobreza, sobretudo na execução de políticas públicas voltada para as comunidades mais carentes do estado. Hoje, em visita ao Palácio dos Leões, o Presidente da FENAE, Jair Ferreira, e equipe, foram recebidos pelo Governador Flávio Dino, que estava acompanhado do secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, e do secretário adjunto de Promoção do IDH, Bruno Lacerda, para dialogar sobre o fortalecimento dessa parceria.

Na ocasião, o secretário Francisco Gonçalves reiterou a importância de ações conjuntas para o desenvolvimento do estado. “O resultado da parceria celebrada entre o Governo do Maranhão e a FENAE é a prova de que o enfrentamento à extrema pobreza é possível e ainda mais eficaz quando envolve outros atores além do estado”, avaliou.

O secretário adjunto, Bruno Lacerda, destacou o papel do Governo, que atua nas políticas públicas estruturantes, como a Força Estadual de Saúde, o Água para Todos, assistência para agricultura familiar e o Mais Asfalto, e o papel da Fenae, que amplia a rede de comunidades atendidas, implantando projetos estratégicos de geração de renda, como a produção de mel de abelhas sem ferrão, a criação de hortas comunitárias e a implantação de tanques de peixes.

“A superação da desigualdade social no Maranhão exige um esforço complexo e coletivo. Por isso, parcerias como a que temos com a Fenae são de grande importância. Através do Plano Mais IDH e do Movimento Solidário, realizamos uma série de ações no município de Belágua, o que impactou positivamente a qualidade de vida da população do município. Todos saem ganhando”, pontuou o secretário adjunto, Bruno Lacerda.

Durante o encontro, a equipe da FENAE também destacou a importância da parceria com o estado para a efetivação da proposta de voluntariado como um complemento às políticas já desenvolvidas pelo governo nos municípios. Até agora, a FENAE tem atuado em povoados diversos do município de Belágua e, na reunião, levantou-se também a possibilidade de ampliação do projeto desenvolvido por eles para outros municípios.

“A solicitação do governo do Maranhão para estender o projeto Movimento Solidário para outro município é muito bem recebida por nós, pois demonstra que o trabalho feito nesses quase quatro anos está gerando resultados positivos para o desenvolvimento da população. A proposta será discutida com a diretoria da FENAE, que é responsável por elaborar e estabelecer estratégias do projeto”, declarou o presidente da Fenae, acompanhado da diretora e vice-presidente da APCEF/MA, Gissela Menezes, da analista de Responsabilidade Social, Denise Alencar, e da assessora da Diretoria da FENAE, Sandra Flosi.

WhatsApp Image 2019-02-04 at 11.55.17

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br