• Instagram

Governo do Estado e Sociedade Civil discutem propostas de proteção aos Povos Indígenas

Em 5/02/2019

Com o intuito de fortalecer as ações de proteção aos Territórios e Povos Indígenas, o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, e a Assessoria Indígena da Sedihpop – Francisco das Chagas e Thayane Tavares – reuniram-se, nesta terça-feira (5), com o coordenador executivo do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), Fábio Almeida e a coordenadora do escritório de Santa Inês, Ruthiane Pereira.

O grupo discutiu estratégias de ações conjuntas de segurança aos defensores de políticas indígenas e a aproximação entre as diferentes organizações que atuam na área, como Estado, ONG’s, universidades etc. “A posição do Governo do Estado é de total apoio a essa pauta. Estamos atuando firmemente na proteção dos Povos Awá-Guajá e Gamelas, sobretudo, devido às graves denúncias que recebemos de ameaças diretas à vida desses indígenas”, pontuou o secretário Francisco Gonçalves.

Na ocasião, o coordenador do ISPN, Fábio Almeida, apresentou os trabalhos desenvolvidos pela organização e avaliou positivamente a proposta da Sedihpop de criação de um seminário voltado para as questões indígenas no estado do Maranhão. “Acredito que iniciativas como essa ajudam a construir e fortalecer uma rede que pode atender às demandas do estado de forma mais sistemática e eficaz. Nos colocamos à disposição para fomentar as ações de proteção aos povos originários do Maranhão”, declarou.

O ISPN é um centro de pesquisa e documentação independente, sem fins lucrativos, sediado em Brasília, e tem como objetivo central contribuir para a viabilização do desenvolvimento sustentável com maior equidade social e equilíbrio ambiental. O Instituto atua no campo ecossocial, com foco nos povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares e suas organizações.

Reunião ISPN

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar, Bloco A, Edifício Clodomir Milet,
Calhau- São -Luís/MA. CEP: 65074-220

Telefone: (98) 3256-5330

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br