• Instagram

“É um passo muito importante”, dizem povos indígenas sobre Comissão para garantir direitos

Em 22/02/2019

Posse Coepi - Marcilene Guajajara

Um importante canal de diálogo e um instrumento para garantir o cumprimento de direitos. É assim que representantes dos povos indígenas avaliam a Comissão Estadual de Políticas Públicas para os Povos Indígenas (Coepi-MA), cujos novos integrantes tomaram posse nesta semana, em cerimônia no Palácio dos Leões.

O objetivo da Comissão é garantir que as medidas estabelecidas no Plano Decenal Estadual de Políticas Públicas voltadas para os Povos Indígenas no Maranhão (PPPI) sejam executadas. A ideia é que a Coepi-MA funcione como um canal de diálogo entre a administração pública estadual e lideranças indígenas do estado.

A comissão é formada por 14 integrantes e seus respectivos suplentes, representando as populações indígenas maranhenses.

A coordenadora das organizações e articulações dos povos indígenas do Maranhão, Marcilene Liana Guajajara, foi uma das empossadas da Coepi-MA. Com bebê recém-nascido no colo, Marcilene Guajajara assinou o ato de posse e elogiou a medida, que amplia o diálogo entre as comunidades indígenas e o Poder Público Estadual.

“Este é um passo muito importante que a gente tá tendo. Pela primeira vez a gente tá tendo esse diálogo mais próximo com o governo e ele com o movimento indígena. A gente espera que essas políticas sejam implementadas de fato nas bases. A partir do momento em que as políticas forem implementadas, a gente vai fazer as avaliações sobre esse plano”, enfatizou a representante Guajajara.

Avanços

Quem também comemorou a instalação da Comissão foi o índio Jonas Gavião, que integra a Coepi-MA representando a nação indígena Gavião. Ele avalia que a Comissão vai dar condições para que os povos indígenas discutam os rumos dos serviços públicos ofertados ao segmento.

“A política avançou no sentido de ter diálogo com os políticos do Estado, na pessoa do governador. Ele deu a possibilidade de a gente dialogar e discutir o rumo de atendimento para os povos indígenas do Maranhão na educação, na saúde, na agricultura, na demarcação da terra e na proteção territorial. Juntos, vamos buscar um rumo de melhoria de atendimento para o povo indígena”, ressaltou Jonas Gavião.

Proteção a direitos 

O Plano Decenal Estadual de Políticas Públicas voltadas para os Povos Indígenas no Maranhão (PPPI) foi instituído pelo governador Flávio Dino via decreto de nº 35.557 de 14 de novembro de 2018.

Posse Coepi5

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar, Bloco A, Edifício Clodomir Milet,
Calhau- São -Luís/MA. CEP: 65074-220

Telefone: (98) 3256-5330

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br