Sistema de Dados da Funac é implantado nas Unidades – Maranhão

Em 28/02/2019

sistema_dados_funac

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) conta, a partir desta quarta-feira (27), com o sprint 7, do Sistema de Dados da Fundação (Sidaf). Com esta ferramenta, as análises dos dados gerados vão auxiliar a pesquisa e ao aperfeiçoamento do Sistema Socioeducativo Estadual.

Com o Sidaf é possível realizar o registro diário dos atendimentos realizados, apresentar à população o atendimento e o número de vagas disponíveis por unidade, além dos dados demográficos e sociais, como a idade, gênero, escolaridade, tipo de infração cometida e a reincidência dos adolescentes. Estas informações vão facilitar a consulta dos profissionais e possibilitar a geração de gráficos e relatórios por adolescente, por unidade e por medida, em tempo real.

A presidente da Funac, Elisângela Cardoso, ressalta que o Sidaf fortalece e aprimora o trabalho socioeducativo e as informações sistematizadas, facilita o acesso para parceiros e para o próprio sistema de justiça.

“Estamos muitos felizes e faz parte de um sonho ter o Sistema de Dados da Fundação, que foi lançado quando completamos um ciclo de gestão no Governo Flávio Dino”, afirmou.

“Na oportunidade, quero agradecer muito a Seati que nos ouviu, atendeu a nossa demanda e, em cada reunião entendeu o nosso trabalho e o desafio do sistema socioeducativo, a importância de termos as informações desde a entrada do adolescente, até o seu desligamento”, acrescentou Elisângela.

O secretário adjunto de Tecnologia da Informação, Márcio Régis, destaca a importância do trabalho intersetorial e que a meta é fazer com que a Fundação por meio do Sidaf, de forma gerencial, consiga dar passos maiores.

“O Sistema está sendo feito em conjunto com a Funac. A Seati utiliza a Tecnologia da Informação (TI) como um meio para que os outros órgãos do Estado possam alcançar o seu objetivo”, disse.

“No caso específico da Funac, o sistema vem exatamente com o objetivo de facilitar o trabalho tão importante que a Fundação vem realizando nos últimos anos. Eu gostaria de parabenizar a todos e, principalmente, a Fundação que solicitou essa parceria e que nos recebemos de braços abertos, quero aqui reforçar essa parceria”, ressaltou Régis.

A apresentação da nova ferramenta tecnológica contou com a presença dos assessores de planejamento da Fundação, Nikson Daniel, Leila Menezes, Francisco Pereira e Marcos Espósito; a coordenadora de programas socioeducativos, Nelma Silva; e os técnicos da Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação (Seati) Salvino Duarte e Geovane Menezes.