• Instagram

Diálogo entre Igreja Católica e Governo do Estado aborda Fraternidade e Políticas Públicas

Em 8/03/2019

Campanha Fraternidade Coletiva

Na manhã desta sexta-feira, 8, o secretário dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, participou da apresentação da Campanha da Fraternidade de 2019 para a imprensa, com Dom José Belisário, Arcebispo de São Luís, Pe. Luís Carlos Andrade e Delso de Jesus Cardoso, ambos da Equipe Diocesana de Campanhas. Neste ano, a Campanha tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e abordará o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça” (Is 1, 27).

O objetivo é estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum. A Campanha destaca, ainda, que refletir sobre políticas públicas é importante para entender a maneira como elas impactam a vida cotidiana, o que pode ser feito para melhor formatá-las e como aprimorar a fiscalização popular.

O Governo do Maranhão, desde 2015, busca garantir os direitos humanos fundamentais promovendo políticas públicas que envolvam e beneficiem todos os maranhenses. Programas como o Escola Digna, Plano Mais IDH, Sim, Eu Posso, Plano de Políticas Públicas para Povos Indígenas, Força Estadual de Saúde e Programa de Regularização Fundiária são exemplos de políticas públicas garantidas. Mais recentemente, o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Luís, proporcionou recursos de acessibilidade como intérpretes de libras e espaços preferenciais para que pessoas com deficiência e mobilidade reduzida pudessem participar de uma das maiores manifestações culturais do país, o carnaval.

O secretário de Estado, Francisco Gonçalves, destacou o papel importante da Igreja Católica na construção de debates que envolvem políticas públicas. “Através dos debates feitos no âmbito das pastorais sociais do Maranhão, a igreja tem papel fundamental na redução de desigualdades, pois impulsiona a participação popular no engajamento político, o que é fundamental para a construção de políticas públicas efetivas”, pontuou.

O arcebispo de São Luís, Dom Belisário, enfatizou a importância de políticas públicas voltadas para a educação no combate às desigualdades. “O investimento em educação básica retorna em desenvolvimento para qualquer sociedade e nesse sentido acreditamos que o Maranhão tem avançado”, disse.
O lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2019 será no próximo dia 9 (sábado), a partir das 14h30, no Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma, em São Luís.

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br