• Instagram

Inaugurado laboratório tecnológico para promoção de desenvolvimento social no Maranhão

Em 19/03/2019

Fábrica de inovação IFMA (2)

Nesta segunda-feira (18), o Ifma, em parceria com o Governo do Estado, inaugurou o Projeto Fábrica de Inovação, no Campus São Luís, que atuará na solução de problemas demandados por instituições públicas e privadas, desenvolvendo projetos de pesquisa e inovação tecnológica que promovam o desenvolvimento social no estado.

Trata-se de um novo laboratório com equipamentos de alta tecnologia que vão auxiliar pesquisas com a cooperação de organizações públicas e privadas. Uma das primeiras ações do laboratório contará com a participação de estudantes estrangeiros do Projeto La Passion, desenvolvido em parceria com a Sedihpop no Maranhão, e deve ajudar a melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH dos municípios de Santo Amaro e São Luís, com ações desenvolvidas a partir de tecnologias disponibilizadas na Fábrica de Inovações.

O laboratório tem computadores para ensino de programação, impressora 3D, drones, óculos para simulação de realidade virtual, entre outras ferramentas tecnológicas. Este será o primeiro laboratório fixo do projeto, que já tem dois laboratórios móveis instalados em contêineres.

De acordo com o secretário de Estado, Francisco Gonçalves, parcerias com instituições de ensino fortalecem as práticas no enfrentamento das desigualdades no Maranhão. “Para o enfrentamento da desigualdade social é fundamental o desenvolvimento de tecnologias adequadas a partir da realidade de cada região. Nesse sentido, a aproximação entre poder público e universidade são imprescindíveis”, enfatizou.

O reitor do IFMA, Roberto Brandão, agradeceu a parceria da Sedihpop e também destacou que a Fábrica de Inovações é um ambiente que inspira soluções em benefício da sociedade e que, portanto, o apoio do Governo do Estado é fundamental para o sucesso dos projetos.

Primeira atuação
Oito estudantes intercambistas da Finlândia, Portugal, Espanha e Uruguai vão se juntar a mais 30 alunos do IFMA São Luís e outros seis de outras instituições de ensino brasileiras para participar do Projeto La Passion. Serão 10 semanas de pesquisas e estudos intensos em busca de soluções tecnológicas que possam garantir a melhoria do IDH dos municípios de Santo Amaro e São Luís.
Durante esse período, os estudantes desenvolverão seis projetos com temas que impactam diretamente as comunidades. Dois deles são voltados para a melhoria do turismo para o fortalecer o crescimento econômico de Santo Amaro e São Luís, enquanto outros dois buscam propor serviços digitais que ajudem a prevenir casos de violência contra mulheres nas duas cidades. Outro projeto busca encontrar soluções para melhorar a qualidade da água potável para a população em Santo Amaro.

O estudante de engenharia mecânica de Pernambuco, Evandro Mendonça, um dos participantes do projeto, fala da importância do projeto La Passion para sua formação acadêmica. “Será muito interessante colaborar junto a essas universidades de outros países nessa intenção de desenvolver soluções para resolver um problema local. Para mim o ponto maior dessa experiência é ter a oportunidade de atuar na comunidade promover soluções e a sustentabilidade dessas comunidades. É também uma forma de retribuir o investimento que a sociedade faz em mim, já que eu estudo em uma instituição pública”, explicou empolgado.

Fábrica de inovação IFMA (4)

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar, Bloco A, Edifício Clodomir Milet,
Calhau- São -Luís/MA. CEP: 65074-220

Telefone: (98) 3256-5330

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br