Audiências do Orçamento Público ampliam debates no Médio Mearim e Guajajaras

Em 6/06/2019

Políticas para o turismo, melhoria da infraestrutura viária e ações de saneamento básico na lista de demandas prioritárias das audiências do Orçamento Participativo nas regiões do Médio Mearim e Guajajaras. Os encontros, realizados nesta quinta-feira (6), das 8h às 17h, nos municípios de Santo Antônio dos Lopes e Presidente Dutra, vão dar base às diretrizes do documento final que define a aplicação dos recursos públicos para o quadriênio 2020-2023. O Governo do Estado vai promover 35 audiências em cidades representativas dos 217 municípios do Estado, até julho.

Em Santo Antônio dos Lopes, Região do Médio Mearim, ações voltadas para a intensificação da produção agrícola (horticultura e fruticultura), de laticínios, piscicultura, pecuária, exploração de gás natural, entre outros, definiram as discussões entre a gestão e comunidades.

Santo Antônio dos Lopes OP 2019

A secretária de Estado da Mulher, Ana Mendonça, representando o Governo do Estado, destacou a iniciativa do governo na implantação das audiências com as comunidades, desde o primeiro ano de gestão. “É extremamente importante estar representando o Governo para ouvir a população e para que juntos possamos direcionar melhor os recursos públicos”, reiterou.

As principais demandas referiam à conservação da malha viária, incentivo ao agronegócio, desenvolvimento do arranjo produtivo do babaçu, expansão de cursos universitários e profissionalizantes, revitalização da barragem do Rio Flores e implantação de hospital de alta complexidade.

“O debate com os municípios e as comunidades é salutar para que sejam colocadas em prática as melhores políticas públicas à população”, reforçou o secretário municipal de Saúde, Orny Lima, que representou o prefeito Emanuel Lima de Oliveira. Na região, predomina a agricultura itinerante, principalmente de arroz, e ainda presença marcante do babaçu.

Para a enfermeira Rudelayne Alencar, as audiências “são o momento para a sociedade civil organizada se manifestar, participar e contribuir para a adequada formulação das políticas públicas”. Presentes também à audiência, o subsecretário da Secretaria de Estado de Saúde (Sedes), Cloves Paz e o presidente da Gasmar, Deoclides Macêdo.

PRESIDENTE DUTRA OP 2019

Região Guajajaras

Na audiência em Presidente Dutra, representando o Governo do Estado, o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Lawrence Melo, pontuou que “as audiências têm importante caráter técnico-social e político, demonstrando a força da sociedade nas decisões políticas deste Governo e trazer para o debate o que é mais importante à população”.

As principais demandas da região são implantação de escolas rurais agrícolas e mais cursos profissionalizantes; medidas de incentivo à agricultura familiar, regulamentação de áreas rurais e atenção aos assentamentos. Há potencialidade para políticas nas áreas da agricultura, fruticultura, pecuária, agroindústria, beneficiamento do babaçu, piscicultura, artesanato, extrativismo vegetal, turismo e exploração do gás natural.