Governo do Maranhão renova incentivo a pesquisas que ampliam ações do Mais IDH

Em 9/07/2019

FAPEMA EDITAIS MAIS IDH 2019 JULHO

Diante dos bons resultados alcançados nos últimos dois anos, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), anunciou, nesta segunda-feira (8), a manutenção, em seu plano de trabalho, dos editais “Iniciativas Mais IDH”, “Comuni” e “Juventude com Ciência”, que têm interface com o Plano Mais IDH. O orçamento total previsto é de 780 mil reais, que deve aprovar projetos de tecnologia social para geração de renda, formação de jovens e projetos de pesquisa e extensão, que contribuam para a ação transformadora da pesquisa sobre problemas sociais.

O Plano Mais IDH tem transformado a vida de milhares de pessoas nos 30 municípios mais vulneráveis do estado, a partir de investimentos em saúde, educação, infraestrutura, geração de renda, dentre outras áreas. Os editais promovidos pela Fapema têm contribuído, nesse sentido, para os avanços da pesquisa cientifica no estado e para a formação profissional e acadêmica de centenas de alunos, que têm a oportunidade de conhecer a realidade do Maranhão, transformá-la e, como consequência, tornarem-se profissionais mais sensíveis às questões sociais.

O secretário adjunto de Promoção do IDH da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Bruno Lacerda, comemorou a manutenção dos editais e destacou que “promover a pesquisa e a extensão nos municípios mais vulneráveis do Estado tem um duplo objetivo: ao mesmo tempo que envolve a comunidade acadêmica na construção de soluções para os desafios do Maranhão, prepara uma geração de novos cientistas conscientes do seu desafio social em favor do desenvolvimento”.

O plano de trabalho da Fapema foi apresentado pelo presidente da Fundação, André Santos e está articulado em quatro frentes, são elas: Mais inovação; Mais Ciência; Mais Qualificação e Popularização da Ciência. Nos editais com interface com o Plano Mais IDH, o presidente da Fapema, destacou a importância dos editais na formação dos estudantes e na transformação dos indicadores do Estado. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, reforçou o compromisso do Governo do Estado com a pesquisa e o desenvolvimento social: “O plano de trabalho é sustentável e possível no cenário nacional, muitas instituições de pesquisa estão sofrendo efeitos da crise, o Maranhão segue avançando no campo da pesquisa”, disse.