• Instagram

Eleição do Conselho Estadual da Juventude é realizada com a presença de 33 entidades juvenis

Em 5/08/2019

Cejovem

A Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) realizou, junto com a comissão eleitoral, a eleição da sociedade civil para composição do Conselho Estadual da Juventude (Cejovem). Realizada no último domingo (4), a Plenária de Eleição contou com a presença de 33 entidades juvenis, credenciadas por segmentos do conselho e que foram aptas à eleição.

A votação aconteceu por segmento na sede da Seejuv, onde as entidades se reuniram e elegerem entre si a titularidade e a suplência de cada cadeira. A Superintendente de Políticas Públicas para a Juventude, Jaine Santos, que compôs a comissão eleitoral e conduziu a eleição, ressaltou a importância da participação no Cejovem como controle social na condução das Políticas Públicas de Juventude.

Para a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, a eleição pontuou o compromisso do Governo do Maranhão com a participação popular. “É importante nós termos feito o processo de eleição do Conselho da Juventude, uma vez que ele é um espaço que representa as várias formas de organização da juventude, e isso mostra o papel do governo em garantir a participação popular, e com certeza com o conselho nós podemos avançar ainda mais nas Políticas Públicas de Juventude do Maranhão”, afirmou.

De acordo com o secretário adjunto da Juventude, André Vitral, que acompanhou todo o processo de articulação e eleição para o Cejovem, proporcionar espaços de participação popular para a juventude é uma das formas de fortalecer as organizações e entidades juvenis. “A nossa juventude tem muito o que contribuir para as construções e efetivações das políticas públicas e o Conselho é o espaço que proporciona o diálogo entre a juventude, buscando cada dia mais garantir os direitos da juventude maranhense”, declarou.

Giuliane Mota, da Pastoral da Juventude, pontuou o momento como um grande marco para a juventude maranhense. “Esse foi um grande marco para a Juventude do Maranhão, o conselho é um espaço de grande importância e ver a juventude representada de forma plural, legitima a necessidade de respeitar a diversidade da juventude”, afirmou.

O Cejovem agora conta com representação por seguimento juvenil, respeitando a pluralidade da juventude maranhense. Sendo os seguintes segmentos representados: Movimento Estudantil Universitário, Movimento Estudantil Secundarista, Juventude Partidária, Movimento de Cultura e Esporte, Juventude Religiosa, Juventude Negra, Juventude Rural, Jovens com Deficiência, Juventude Indígena, Movimento LGBT e Jovens Feministas.

Confira as entidades da sociedade civil que irão compor o Conselho Estadual da Juventude:

Juventude Religiosa – Titular e Suplência: Pastoral da Juventude; Juventude Indígena – Titular e Suplência: Articulação dos Povos Indígenas do Brasil;Juventude LGBT – Titular e Suplência: UNA LGBT;Juventude Partidária 1ª Vaga – Titular: JSPDT e Suplência: JPT;Juventude Partidária 2ª Vaga – Titular: JSB e Suplência: PC do B;Movimento Estudantil Secundarista 1ª Vaga – Titular: CES e Suplência: MEI;Movimento Estudantil Secundarista 2ª Vaga – Titular: UBES e Suplência: AMES;Juventude Negra: Titular: Maracrioulas e Suplência: UNEGRO;Juventude Rural: Titular: FETAEMA e Suplência: CCA;Movimento de Esporte e Cultura 1ª vaga: Titular: Coletivo Para Todos e Suplência: CISAF;Movimento de Esporte e Cultura 2ª vaga: Titular: Instituto Anjos e Suplência: Circus;Movimento Estudantil Universitária 1ª Vaga: Titular UNE e Suplência: CUCA;Movimento Estudantil Universitária 2ª Vaga: Titulat: UEEL e Suplência e DCE UFMA.

O segmento Jovens com Deficiência não teve representantes e haverá uma nova convocação para a composição da cadeira.

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar, Bloco A, Edifício Clodomir Milet,
Calhau- São -Luís/MA. CEP: 65074-220

Telefone: (98) 3256-5330

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br