Unidades da Funac preparam início do semestre letivo com professores

Em 6/08/2019

Com a finalidade de preparar o início do semestre letivo, os Centros Socioeducativos da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) promovem as reuniões de alinhamento da escolarização.

As equipes técnicas dos Centros Socioeducativos de Internação do Vinhais e do Canaã, em São Luís, já reuniram com os professores e o diretor do Centro de Ensino José Nascimento de Morais, Francisco Pimentel, na semana passada. O objetivo foi avaliar o primeiro semestre e articular as ações e projetos que serão desenvolvidos nos meses seguintes com a escola de referência para as unidades.

Para a pedagoga Lígia Saraiva, da unidade do Vinhais, o primeiro semestre teve uma avaliação positiva e o foco da unidade será o investimento em projetos de leitura como Literatura Itinerante. “Neste semestre, conseguimos despertar os adolescentes para a educação como elemento fundamental do processo socioeducativo. Eles se mantiveram animados e comprometidos; além disso, tivemos alunos que se destacaram na leitura. Isso foi um ganho e incentivo para as ações do próximo semestre”, destacou.

Nas unidades da Funac, a escolarização é realizada por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que disponibiliza os professores e a escola de referência para acompanhar todo o processo escolar, juntamente com a equipe técnica da Funac.

“É fundamental essa articulação entre as equipes técnicas, professores e escola de referência para o processo pedagógico dos adolescentes. Dessa forma, eles poderão avançar nos estudos e demonstrar seu potencial de aprendizagem”, frisou a presidente da Funac, Sorimar Sabóia.

De acordo com o diretor escolar Francisco, houve avanço dos alunos, graças ao trabalho em equipe e as reuniões de alinhamento. “É preciso ter acompanhamento do processo de aprendizagem dos adolescentes e do trabalho dos professores para verificar se a metodologia está dando resultado e ajustar quando necessário”, comentou o diretor.

“Já acompanhamos a unidade do Canaã há dez anos e de forma recente a unidade do Vinhais, e temos um bom trabalho em conjunto. Para o próximo semestre, a nossa expectativa é que possamos continuar avançando, e quem sabe conquistar alguma premiação a partir do desempenho dos adolescentes”, completou.

Na reunião, a equipe da Funac e os professores dialogaram também sobre os processos pedagógicos, de segurança, cronograma de ações e informes diversos. Até a primeira quinzena de agosto, os demais Centros Socioeducativos finalizam essa etapa de planejamento e iniciam as atividades escolares.

Funac Aula