Comissão Estadual para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são parte de um desafio global assumido até 2030 por líderes de 193 países e pelas Nações Unidas para a construção de um mundo mais próspero e justo. É uma nova política global, focada em promover o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas, considerando o planeta, a prosperidade e a paz entre os povos.

A agenda é composta por 17 objetivos e 169 metas. Estes Objetivos são integrados e indivisíveis, e mesclam, de forma equilibrada, funcionando como denominadores comuns parametrizadores para ações e parcerias, as temáticas: social, econômica, ambiental e institucional. Os objetivos deverão ser alcançados até o ano 2030, e consideram a perspectiva de ações contínuas e planejamento estratégico a médio prazo.

Após uma análise empírica, de políticas análogas em outros entes federativos, da necessidade de desenvolvimento do Estado de maneira sustentável e do fortalecimento de parcerias, internas e externas, nesta direção, o Governo do Estado do Maranhão aderiu formalmente aos ODS em dezembro de 2017. Este movimento oficializou o compromisso estatal de propor, planejar e desenvolver programas para alcançar os Objetivos em seu território. Trata-se de um primeiro esforço para pautar desenvolvimento a partir de Objetivos estratégicos, alicerçado, sobretudo, no lema da Agenda 2030, que é “não deixar ninguém para trás”.

Atuação

A institucionalização de uma Comissão para disseminar a agenda ODS dentro do governo foi parte fundamental do método utilizado pelo Governo do Estado do Maranhão. A Comissão Estadual para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CEODS) surgiu com a missão de organizar agendas e alinhar ações para iniciar a Agenda ODS.

Com essas responsabilidades, coube à SEDIHPOP a presidência da Comissão, responsável pelo monitoramento e avaliação do processo de implementação dos ODS no Estado, além de incluir diversos setores nesta demanda e garantir a elaboração de uma Agenda a longo prazo para continuidade das ações governamentais.

Finalmente, atuamos de maneira intersetorial e integrada em direção à construção da Agenda Maranhão 2030, que trará os Objetivos, Metas e Indicadores da ONU, como parâmetros de ação, customizados à realidade do Estado.

Esta ação se destina a toda população do Maranhão. Tanto como participantes na construção quanto como beneficiários. Todos os setores da sociedade são convidados a compor a estratégia de implementação dos 17 ODS, suas Metas e Indicadores, como horizonte de desenvolvimento do Estado, expondo suas demandas e potencialidades de contribuição.

Apenas dessa forma, é possível que estes indicadores retratem a realidade do Maranhão. Como consequência, em um cenário de ideal execução desta Agenda, será possível desenvolver-se de maneira verdadeiramente sustentável.

SAPIHD: +55 98 3256-5337 / 3256-5334

Site Maranhão 2030: http://www.ods.ma.gov.br