Sedihpop promove encontro para debater políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência

Evento reuniu gestores municipais para abordar a implementação de ações e execução de programas

Acessar fotos
1/10/2025

A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular realizou nesta terça-feira (30) 1º Encontro de Gestores de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, com o objetivo de promover um espaço de diálogo e construção coletiva com vistas à inclusão e a efetivação de direitos voltadas às pessoas com deficiência no Maranhão.

O evento fez alusão ao Setembro Verde, mês de mobilização pela inclusão e pela luta contra o capacitismo, dando visibilidade à defesa de direitos e à promoção da acessibilidade. 

“Foi um momento de diálogo para fortalecer as políticas públicas nos municípios, orientando e sensibilizando gestores sobre programas como o Novo Viver sem Limite. Foram 23 municípios participantes e mais de 100 pessoas, entre representantes dos movimentos sociais, gestores públicos e sociedade civil organizada. Tivemos trocas muito ricas.”, afirmou Beatriz Carvalho, secretária adjunta dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Durante as atividades, foram debatidos os eixos prioritários do plano Novo Viver sem Limite, como o acesso a recursos, a importância das parcerias intersetoriais e a elaboração de estratégias locais alinhadas ao plano nacional. Também foram apresentadas boas práticas na execução de políticas públicas nos municípios de Tuntum, Caxias e na capital São Luís.

A atividade contou com a presença de representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, Comitê Gestor Estadual de Políticas para Pessoas com Deficiência, Fórum Maranhense de Entidades de Pessoas com Deficiências e Patologias, CAOP da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (MPMA), além de gestores de doze municípios, servidores públicos e pessoas com deficiência.

Um passo importante para garantir que a inclusão seja prioridade em todo o Maranhão, transformando políticas em ações concretas que respeitam a diversidade e promovem cidadania.